Menongue - O governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, defendeu a necessidade dos administradores municipais realizarem periodicamente feiras locais, onde possam mostrar as diversas potencialidades de cada circunscrição para a captação de investidores.
O governante lançou este desafio no acto de tomada de posse de novos administradores, sendo um municipal adjunto do Cuangar, João Ndumba Pires, um comunal do Vissati (Cuchi), Evaristo Martinho Dala, e um administrador comunal (Cuangar) e adjunto do Savati, José Martinho Cambinda, e José Domingos Zangata (respectivamente.Referiu que, já há muito (…) que o Cuando Cubango não realiza feiras, mas que a província de Benguela, com 10 municípios, exceptuando um, tem mostrado as potencialidades nas referidas municipalidades, um facto que deve ser de incentivo para os administradores daquela região do país.
Sem precisar a data, Pedro Mutindi avançou que o governo da província pretende realizar feiras onde poderiam participar empresários, investidores de países como Namíbia e África do Sul, que para si são os potenciais investidores mais próximos (namibianos). Salientou também que estes já visitaram Cuando Cubango, mas infelizmente não concretizaram nada até ao momento.
Para o governador, é chegado o momento de todos (…) se envolverem na árdua campanha de informação e explicação sobre as reais potencialidades do Cuando Cubango.
De acordo com o responsável, não se pretende, sobretudo, incentivar os empresários que queiram apostar no fomento da agricultura e no domínio da pecuária, tendo em conta as condições que a região tem para se alavancar os referidos sectores.
Por outro lado, considerou que a transferência da execução financeira pelas administrações municipais irá garantir a criação de condições fundamentais, para a real solução dos problemas administrativos, das populações, através da realização da implementação de equipamentos sociais.
Sublinhou que o modelo (PIIM), que está sendo ensaiado com transferência aos municípios, de recursos financeiros, materiais, humanos, de transportes e outros importantes presentes nas municipalidades, os gestores poderão corresponder na solução das reais necessidades das circunscrições, para o bem-estar social das populações.