Um fórum de índole económico e social denominado, ''Pensar Viana 2018/2028'', realiza-se entre os dias 11 e 12 de Dezembro próximo na vila de Viana, em Luanda, enquadrado nos festejos do 53º aniversário do município satélite.
Viana ascendeu à categoria de vila, a 13 de Dezembro de 1965.Em declarações hoje à Imprensa, no final de uma reunião de concertação dirigida pela administradora adjunta para área Social e da Comunidade, Ginga Tuta, o responsável para a realização deste evento, Francisco Viana, realçou que a actividade vai proporcionar um amplo debate de forma a tornar esta circunscrição, a capital da qualidade de vida.
Indicou, que a actividade estará centralizada na questão ligada aos pequenos e micro empresários, na formalização do pessoal envolvido no mercado informal, condições sociais e na cooperação entre as universidades e as empresas.
Francisco Viana que também é o presidente da Associação dos Empresários de Luanda informou, por outro lado, que pretende-se organizar um evento bastante participativo, onde o cidadão vai poder dar o seu contributo sobre as eleições autárquicas que o país vai realizar em 2020.
‘’Pretendemos efectuar uma actividade de grande vulto e bastante participativa, porque o cidadão está interessado em ajudar os autarcas e o governo central, a fazer de Angola um país bom para se viver e fazer dos municípios um local onde haja empregos e uma economia que possa prosperar,” salientou.
Precisou que o programa será estendido também na realização da “Moda Angola, sessões teatrais, torneio de futebol ‘’caça talentos”, e uma ‘’gala das nações”, que vai procurar juntar a cultura de vários países.
O programa do evento vai abranger igualmente visitas nos próximos dias aos distritos urbanos, com o objectivo de colher o contributo dos munícipes para realização deste fórum.
O município de Viana, fundado a 13 de Dezembro de 1965, é composto pelos distritos urbanos da Vila Flor, Zango, Baia, Kicuxi, Estalagem, Viana Vila (município sede), para além da comuna de Calumbo.
Fonte: ANGOP