Mais 11 mil empresas no Namibe

Mais 11 mil empresas no Namibe

O Instituto Nacional de Pequenas e Medias Empresas (INAPEM) certificou, em um ano, na província do Namibe, 11 mil e 400 empresas, das quais apenas mil renovaram o seu contrato.

Essa informação foi prestada hoje (sábado) pela responsável pelo Departamento de Consultoria e Assistência Técnica Empresarial do INAPEM, Graça Ngombo, quando falava dissertava na V edição da Feira Regional do Autoemprego e Empreendedorismo, que decorre no Namibe.

Afirmou que o cartão de identidade que as empresas recebem do INAPEM após a certificação tem isenção do imposto de selo, redução do imposto de consumo e do industrial, de acordo com área de implantação da empresa.

Informou que o programa Angola Investe, direccionado as micro, pequenas e médias empresas, está subdivido em dois subprogramas, entre os quais o Balcão Único do Empreendedor (BUE).

Alertou os pequenos empreendedores a pagarem os impostos, pois a partir da data de criação da empresa fica estabelecido um vínculo com a Administração Geral Tributaria (AGT).

A partir do número do NIF, prosseguiu, o empreendedor está vinculado à tributação. “É a partir da tributação que o Estado vai buscar receitas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

A feira, que decorre sob o lema Juventude Empreendedora, Desenvolvimento Garantido, conta com a participação de empreendedores do Namibe, da Huíla, de Benguela e do Cunene.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar