"Angola Investe" financia 26 projectos orçados em USD 30 milhões

O programa Angola Investe em implementação desde 2012 financiou, a nível da província da Huíla, de 2014 até agora, 26 projectos industriais e agrícolas, com valor estimado em 30 milhões de dólares americanos, anunciou hoje o vice-governador da Huíla para o sector económico e produtivo, Sérgio da Cunha Velho.

Segundo o responsável, que falava à imprensa, os beneficiários foram na sua maioria da cidade do Lubango e do município de Quilengues.

Desde a entrega do financiamento, segundo Sérgio da Cunha velho, poucas empresas fizeram o retorno dos valores concedidos, por razões de conclusão de obras, falta de matéria-prima e de divisas nos bancos, situação que deixa preocupado o governo.

O também coordenador do programa indicou que o governo está fiscalizar o andamento das acções e aqueles empresários que não cumprirem com os prazos de reembolso dos valores deverão pagar com juros de mora.

Disse existir empresários que receberam valores fixados em dois a cinco milhões de dólares, e com isto cabe a responsabilidade dos beneficiários em honrar com os compromissos, visto ser aposta do executivo em apoiar a classe empresarial com financiamentos.

Lembrou que o objectivo do Estado é apoiar os empresários com financiamentos directos, no sentido de se investir na diversificação da economia nacional.

Sérgio da Cunha Velho visitou na quarta-feira o projecto de construção do centro turístico Ivone Lar, fábrica de plásticos, o aviário da Capunda Cavilongo, município da Chibia e metálico e alumínio.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar