Executivo aposta na expansão de pequenas indústrias no meio rural

Executivo aposta na expansão de pequenas indústrias no meio rural

A expansão de pequenas indústrias no meio rural, com vista a potenciar e incentivar a produção local no país constitui uma das apostas do Executivo, revelou quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel.

O responsável, que falava à margem do Workshop sobre diversificação da economia e desenvolvimento do sector agro-industrial, promovido pela Associação Tea Club, disse que o programa de fomento de pequenas indústrias no meio rural está a ser implementado no Tomboco (Zaire), Canjala (Benguela) e Cacuso (Malanje).

Fez saber que brevemente será feito o lançamento dos parques industriais nas referidas localidades.

Segundo o secretário de Estado, a execução deste programa já começou a dar frutos satisfatórios relacionados com o aumento da produção agrícola nestas regiões, apesar de ainda de ser insuficiente para atender a demanda do mercado nacional.

Apontou os municípios do Andulo (Bié), Caala (Huambo) e Saurimo (Lunda Sul) como as próximas regiões que vão beneficiar deste programa.

"Queremos valorizar a produção agrícola nas comunidades para evitar o desperdício de produtos nacionais, aproveitando as potencialidades produtivas que os municípios oferecem", declarou.

Entretanto, o responsável considerou salutar a realização do workshop, por permitir transmitir e absolver conhecimentos sobre o funcionamento dos outros sectores da economia nacional, para o aumento da capacidade de produção e exportação dos produtos nacionais.

O certame, que reuniu especialistas de diversas áreas do saber, serviu para partilhar casos de sucesso do sector agrário e industrial.

Contou com a presença da presidente da Associação Tea Club, Welwitchia dos Santos, da comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Josefa Secko, administradora não executiva do Centro de Negócios EUA/África, Maria Luisa Abrantes, empreendedores, entre outros convidados.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar