Empreendedorismo juvenil ganha corpo no Namibe

Empreendedorismo juvenil ganha corpo no Namibe

O empreendedorismo juvenil está a ganhar corpo no município sede de Moçâmedes, com a entrada em funcionamento de várias organizações ligadas ao sector empresarial, com maior realce a prestação de serviços.

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à Angop, pelo empresário Paulo Jorge, membro da Associação dos Jovens Empreendedores da província do Namibe, tendo acrescentado que o trabalho tem sido realizado de forma organizada com vista a responder a estratégia do executivo ligado ao empreendedorismo juvenil.

De acordo com o responsável, em 2016 foram abertos estabelecimentos comerciais, de iniciativa juvenil, que criaram mais de 50 postos de emprego no município de Moçâmedes, exercendo assim o papel de parceiros do estado no combate ao desemprego.

O empresário disse que a classe empreendedora na região tem beneficiado de acções de formação, enquanto ferramenta fundamental para a criação de empresas sólidas, tendo referido a realização de feiras do empreendedor, workshop e seminários de capacitação.

Para o ano 2017, adiantou, a prioridade está centrada nos investimentos ligados aos sectores das pescas, agricultura, geologia e minas e turismo, tendo ressaltado a necessidade de se criar parcerias com empresariado de outras localidades para a troca de experiências.

Recomendou o estudo de viabilidade como forma de se garantir a sustentabilidade do jovem empreendedor para dar resposta ao mercado com objectivo de se criar empresas sólidas.

Paulo Jorge acredita que a linha de crédito anunciada pelo executivo, avaliado em 4 bilhões de Kwanzas, destinada a financiar projectos para jovens empreendedores, irá relançar o sector produtivo na região pelo facto de actualmente registar-se a ausência de microcréditos dirigido as pequenas empresas.

Actualmente, no ramo económico, a província conta com três associações: dos jovens empresários, dos jovens empreendedores e dos comerciantes e industriais do Namibe.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar